
Olá! Você certamente já ouviu falar sobre clareamento dental, mas você sabe as principais causas de escurecimento dentário? E quais as formas as formas de realizar o clareamento?
A principais causas de escurecimento dental são: consumo de alimentos e produtos com grande capacidade corante (entre eles: café, chá preto, tabaco, vinho), traumas, idade, necrose da polpa dentária, fluorose (exposição acentuada ao flúor), entre outros.
O clareamento pode ser feito de duas formas: no consultório ou em casa com a supervisão do dentista, em ambos é utilizado um gel com efeito clareador. No consultório pode-se realizar em conjunto com aplicação de laser, assim os resultados são alcançados de forma mais rápida. Já no clareamento caseiro, o paciente irá aplicar o gel em moldeiras confeccionadas pelo dentista e irá utiliza-las algumas horas por alguns dias.
Um dos efeitos indesejados é sensibilidade pós clareamento, mas que geralmente é leve e passageira ou pode ser controlada com ação de agentes dessensibilizantes.
Somente seu dentista pode indicar a necessidade de realizar o clareamento, bem como a técnica que será aplicada. No mercado são encontrados diversos produtos para as pessoas clarearem os dentes por conta própria, mas essa conduta é arriscada para a saúde bucal.
Abraços!
Equipe Eleve Sorriso